O que é a matrícula Web? Aprenda aqui!

Muitas instituições têm investido dinheiro na tecnologia, seja para um sistema mais acessível, para procedimento técnicos e até mesmo para fazer a matrícula online, independente de qual nível educacional estamos falando.

Muitas plataformas surgiram, sendo que uma delas é a Matrícula Web, super conhecida em todo nosso país. Por meio dela o estudante pode fazer pré matrículas online, onde tudo foi criado para que o processo fique simplificado.

Caso no próximo ano você precise matricular alguém no sistema de ensino, veja aqui como funciona essa ferramenta e fique por dentro de todas as comodidades existentes.

O que é a matrícula Web?

Inscrição Matrícula Web

Uma plataforma online com segurança 100%, é ela que permite a reserva de vagas na rede municipal e estadual de ensino, assim como vagas nos cursos superiores. Esse site foi criado para facilitar com que não seja necessário enfrentar longas filas ou demora no atendimento, gerando mais facilidade para quem não pode sair em horário comercial, por exemplo.

Ele é todo realizado de forma eletrônica, além de que esse portal realiza a centralização de todas as informações do estudante e da matrícula, podendo ser utilizada futuramente em demais dúvidas.

Muitos estados já adotaram esse serviço, alguns deles são o Mato Grosso, Bahia, Goiás, além da UBB – Universidade de Brasília – e tantas outras.

Quais são os documentos necessários?

A documentação costuma mudar de acordo com cada estado e até mesmo de acordo com cada instituição, porém no geral, costumam ser esses os itens exigidos:

  • RG e CPF do aluno (cópia e original), 
  • Certidão de Nascimento (se for menor), 
  • Certidão de Casamento (se for o seu caso), 
  • Documentação dos pais ou responsável (para os menores), 
  • Comprovante de Residência dos últimos 3 meses, 
  • Histórico escolar ou transferência da escola de origem, 
  • Certificação do tipo sanguíneo do estudante, 
  • Carteira de vacinação atualizada, entre outros.

As datas de abertura também podem ser diferentes entre si, ainda mais de acordo com cada instituição e seu nível de ensino, mas no geral costumam ser:

Início da pré-matrícula: a partir de 04 de dezembro;

  • Final da pré-matrícula: 16 de janeiro;
  • Solicitar e confirmar matrícula na creche: 07 e 08 de janeiro
  • Período para Solicitar e confirmar matrícula: 10 de janeiro, até 11 de janeiro
  • Solicitar e confirmar matrícula: a partir de 15 de janeiro, encerrando-se dia 16 de janeiro.

Agora, só é preciso se programar para ficar de olho nessas datas, visto que são a forma mais fácil e simples de conseguir uma vaga naquela instituição tão desejada.

Vale a pena destacar também que caso você tenha dúvidas para a data específica da instituição desejada, é indicado que verifique diretamente no site do local, dessa forma, poderá se atualizar com o calendário único e não correr o risco de perder a data.

Essa é uma ferramenta do governo desenvolvida para que a vida de todos fique mais fácil, sem ter que ocorrer deslocamento até a instituição ou gasto com isso. Ademais, essa plataforma também ajuda a localizar quais são as escolas mais perto do seu endereço de cadastro.