Licenciamento Detran Bahia

Anualmente, o licenciamento Detran Bahia é cobrado para todos os motoristas do estado da Bahia, para todos os veículos, sem exceções. Trata-se do processo de renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), cujo porte e apresentação em blitz e abordagens é obrigatório.

Licenciamento BA 2021

O motorista que não efetuar o licenciamento e continuar conduzindo o veículo irregular pelas vias, corre o risco de ter o bem apreendido, além de receber multas de trânsito, e acréscimo de juros no valor do IPVA e seguro DPVAT, impostos que constituem o licenciamento.

Para os motoristas que não entendem muito bem como funciona o processo, este artigo tem o objetivo de te auxiliar!

Quando devo quitar o licenciamento do meu veículo?

Os prazos variam de ano para ano e são estabelecidos pelo Detran Bahia, mas seguem um padrão que está diretamente relacionado ao último número da placa do veículo. As que terminam no número 1 (um) serão os primeiros a terem que realizar o pagamento e, os demais devem pagar conforme o passar dos meses e o crescimento dos números. O último é o número 0 (zero).

Basta confirmar o calendário disponível no site do Detran com todas as datas e prazos do ano em questão.

Como posso fazer o pagamento?

O processo é bem simples e pode ser feito presencialmente no Detran BA. Caso o motorista prefira fazer online, o site do Detran conta com uma forma prática e rápida para quitação de débitos. Lá, você pode consultar todos os seus débitos, de licenciamento ou multas de trânsito, e também emitir o boleto de pagamento. Após a emissão do documento, é possível quita-lo em todas as instituições financeiras credenciadas ao Detran BA, como o Banco do Brasil, SICOOD e Bradesco, por exemplo. Os bancos oferecem serviços de internet banking para que não seja necessário sair de casa. Caso prefira ir pessoalmente até uma agência bancária ou casa lotérica, os bancos também oferecem facilidade no pagamento.

O motorista pode realizar o pagamento de três maneiras distintas:

  1. Pagar antecipadamente e receber desconto de até 10%;
  2. Pagar em três parcelas até a data limite;
  3. Quitar o valor completo sem descontos no fim do prazo.

Em até 48 horas após o pagamento da taxa e sua baixa no sistema, o CRLV é emitido e disponibilizado para retirada. Ele também pode ser enviado via Correios, caso o usuário prefira. Mantenha o endereço atualizado no cadastro do Detran Bahia, para evitar extravios. O CRLV só é emitido após todos os débitos do proprietário estarem quitados e com baixa no sistema.

No Detran BA, os valores variam de ano para ano, mas em média é R$120 o processo. Confira os valores no site do órgão.

Caso não seja pago, serão acrescentados juros e moras ao valor original do documento. Para quitar os débitos em atraso, o usuário pode se dirigir a qualquer agência bancária dos bancos do Brasil, Bradesco e SICOODB e, mediante apresentação dos documentos e número do Renavam, solicitar a guia de pagamento que pode ser quitado e baixado na hora do sistema.